segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Comunicação de massa

O professor Tony Costa encerrou suas aulas explanando sobre a Comunicação de Massa. Trata-se da transmissão de informações que atinge grande quantidade de pessoas de uma vez.
São considerados meios de comunicação de massa a televisão, o rádio a internet, jornais e cinema. Distintos, portanto, da comunicação pessoal, na qual o emissor conta com o retorno imediato do receptor.

Não podemos separar a comunicação de massa da indústria cultural, já que por sua vez elas são dependentes uma da outra, pelo fato de existirem diversos meios de comunicação que são capazes de atingir através de uma mensagem um grande número de indivíduos. Essa indústria é consequência de uma sociedade industrializada, muitas vezes alienada, que aceita ideias e mensagens sem um pré-julgamento.

A comunicação de massa 'cerca' o indivíduo para que ele esteja sempre 'em suas mãos'

HorkheimerAdornoMarcuse e outros pesquisadores frankfurtianos criaram o conceito de "Indústria Cultural" para definir a conversão da cultura em mercadoria. O conceito não se refere aos veículos (televisão, jornais, rádio...), mas ao uso dessas tecnologias por parte da classe dominante. A produção cultural e intelectual passa a ser guiada pela possibilidade de consumo mercadológico.

Um jeito fácil de entender a Indústria Cultural

A produção de arte passou a ter a finalidade do lucro. O filósofo Filipe Rangel Celeti explica que "para se obter lucro com o cinema, por exemplo, é preciso fazer um filme que agrade o maior número de pessoas. Dessa forma, criam-se alguns padrões, como o vilão e o mocinho, as histórias de amor, os finais felizes. No fundo, toda a produção artística fica padronizada e não há espaço para o novo.

Todo esse processo de padronização ocorre também no universo da música. Um ritmo ou artista de sucesso logo é “copiado”, não possibilitando aos ouvintes a escolha, já que é tudo muito parecido. Outro problema é que não há mais espaço para a liberdade de criação. 

No caso da música, a composição precisa estar de acordo com o produtor musical, com o empresário, com o dono da gravadora. No fundo, a lógica da produção artística é a mesma da produção industrial, onde cada um “aperta um parafuso” sem conhecer todo o processo. O importante é sempre vender muitos álbuns, não importando muito a qualidade musical".
Ou seja, a Indústria Cultural é capaz de 'hipnotizar' o público com os produtos que oferece, de tal forma que os consumidores não consigam mais ficar sem, sob o risco de não ser como todo mundo.

Fontes: 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Comunica%C3%A7%C3%A3o_de_massa
http://www.mundoeducacao.com/filosofia/industria-cultural.htm


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